Fala com um especialista

(11) 94718-5928

Blog SVLabs

Inteligência artificial e segurança da informação devem andar lado a lado

Tempo de leitura: 4 minutos

Não tem como investir em Inteligência Artificial sem investir em Segurança da Informação. A IA é um enorme “banco de dados” que armazena informações da rede e usa esses dados quando solicitado por um usuário. Como por exemplo, o ChatGPT: ele usa dados da internet para gerar seu conteúdo, portanto, ele busca respostas já inseridas no banco de dados anteriormente e fornece essas informações aos usuários. E desta forma, um dado pessoal ou sigiloso registrado pode ser sim repassado a outro usuário, indevidamente.

Da mesma forma que a IA evolui, os desafios também aumentaram, devido a quantidade e sofisticação das ameaças cibernéticas, inclusive na possibilidade de automatizar tarefas executadas pelos hackers, como a busca por alvos mais expostos e de frágil segurança. Infelizmente com toda essa tecnologia, os cibercriminosos estão promovendo ataques cada vez mais rápidos e eficientes.

Mas é possível usar a inteligência artificial a favor da Cyber segurança. Sua capacidade de detectar ameaças, prevenir ataques, analisar comportamentos e identificar fraudes representa uma vantagem significativa no combate às ameaças cibernéticas.

Através de algoritmos de aprendizado é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões identificados anteriormente e distinguir atividades maliciosas das normais e com isso trabalhar na prevenção de ataques, bloquear tentativas de invasão, verificar e-mails de phishing e identificar/bloquear tráfego.

Também pode ser utilizada para analisar riscos e vulnerabilidades em sistemas e redes. Algoritmos de IA podem examinar logs de segurança, relatórios de varredura de vulnerabilidades e outras fontes de dados para identificar áreas suscetíveis a ataques e assim permitir que as organizações melhorem sua segurança.

Podemos citar como benefícios na utilização de IA:

  • Velocidade e eficiência: processar grandes quantidades de dados em tempo real, permitindo uma resposta mais rápida a ameaças em constante evolução.
  • Precisão e detecção aprimorada: os algoritmos podem identificar ameaças com maior precisão, reduzindo falhas.
  • Aprendizado contínuo: aprende novos dados e se adapta a novas ameaças constantemente, através do Machine Learning e retroalimentação de dados.
  • Redução da carga de trabalho humana: a automação permite que os profissionais de segurança se concentrem em outras tarefas

 

E como desafios citamos:

  • Adversários avançados: pessoas mal-intencionadas também podem usar a IA para melhorar suas técnicas e burlar as regras criadas.
  • Interpretabilidade: algoritmos podem ser suscetíveis a más interpretações de dados e levar a tomada de decisões incorretas.
  • Privacidade e ética: o uso da IA deve levar em consideração questões de privacidade e ética, garantindo o tratamento adequado dos dados pessoais e evitando o uso indevido de informações.

 

A Inteligência Artificial está ocupando um espaço cada vez maior na área de TI e segurança da informação, portanto, será cada vez mais necessários profissionais capacitados que consigam utilizar e superar os desafios relacionados a implementação de soluções de IA, pois ao mesmo tempo que ela pode nos ajudar, também pode gerar brechas e consequentemente, problemas.

Fabiola de Toledo

Compartilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a SVLabs nas redes sociais

Assine a nossa Newsletter

SVLabs

Conheça os Nossos Serviços

Nós, da SVLabs, automatizamos seus testes, ajudamos você a realizar a sua transformação digital e garantimos a qualidade de suas aplicações!